quarta-feira, 25 de junho de 2008

Motoristas de Camioneta...

É engraçado para um utilizador relativamene frequente do serviço de transportes da zona de Gaia observar a flutuação dos preços desse serviço. Mais concretamente, no meu caso, o percurso entre o Largo dos Aviadores e a Academia de Música de Vilar do Paraíso, tem um custo pode variar entre 1,05€ e 1,55€, dependendo da empresa, da qualidade da camioneta e do humor do motorista. Pois é: no caso da empresa Auto Viação de Espinho, já me cobraram pelo mesmo percurso valores tão díspares como os acima apresentados. Não me choca tal facto, visto não existir sequer uma tabela de preços para consulta, mas é, no mínimo, aborrecido, ter que fazer contas a quanto gastarei no deslocamento com base em preços tão flutuantes. Não que seja uma diferença de preços assim tão grande, mas o que está em causa é a credibilidade de um serviço que até é encorajado pelo estado. Faça-se uma tabela de preços, um horário de passagem das camionetas que esteja disponível para todos, e não só áqueles com tempo para ir a um cubículo num edifício manhoso na batalha. Criem-se fundos para melhorar o serviço de transporte público, porque em vez de extinguir linhas, deviam criar-se novas rotas que complementassem o serviço metropolitano, em vez de "competirem" com ele. E por último, fiscalize-se os motoristas de camioneta...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Poema Pial

POEMA PIAL
Casa Branca - Barreiro a Moita
(Silêncio ou estação, à escolha do freguês)

Toda a gente que tem as mãos frias
Deve metê-las dentro das pias.
Pia número UM
Para quem mexe as orelhas em jejum.

Pia número DOIS,
Para quem bebe bifes de bois.

Pia número TRÊS,
Para quem espirra só meia vez.

Pia número QUATRO,
Para quem manda as ventas ao teatro.

Pia número CINCO,
Para quem come a chave do trinco.

Pia número SEIS,
Para quem se penteia com bolos-reis

Pia número SETE,
Para quem canta até que o telhado se derrete.

Pia número OITO,
Para quem parte nozes quando é afoito.

Pia número NOVE,
Para quem se parece com uma couve.

Pia número DEZ,
Para quem cola selos nas unhas dos pés.

E, como as mãos já não estão frias,
Tampa nas pias!


Fernando Pessoa

Era arranjar mais meia dúzia de pias e ia uma para cada ministro.

Fumar mata, e não só

Realmente, é uma sociedade de bananas aquela em que vivemos. O Primeiro-ministro, com a classe a que já nos habituou, viola um Decreto de Lei por ele promulgado (fuma um cigarro no avião), e depois alega desconhecer tal lei.

Ponto nº1: O desconhecimento da lei não iliba quem a infringe.

Ponto nº2: O Sr.Sócrates está a precisar de tomar pastilhas para a memória.

Ponto nº3: A cereja no topo do bolo: em vez de se colocar ao nível do cidadão comum e assumir a responsabilidade pelos seus actos, ainda tem o descaramento de dizer que vai deixar de fumar. O que é que me interessa se o raio do homem vai deixar de fumar? Interessa-me, isso sim, que pague uma multa tão alta como aquela que um cidadão comum pagaria.

Despeço-me pedindo desculpa a quem quer que leia isto pelo desfasamento temporal entre o caso e o post, mas esta andava-me atravessada na garganta.

Posta Inaugural

Boas Caros Ouvintes,

Neste primeiro post, dou uma primeira introdução ao que vai ser este blog, e ao porquê de o criar.
Em primeiro lugar, eu sou uma pessoa reivindicativa, bem ao estilo da CGTP, e o nosso país está num estado tal que me senti no direito de protestar.
Este blog conterá reflexões minhas sobre tudo o que se passe na sociedade portuguesa, e por vezes na internacional. Se repararem no fundo do blog, ele é negro, o que não é de descurar, porque é assim que eu vejo o futuro próximo para Portugal.
Espero que depois desta posta venham muitas, e depois dessas ainda mais.
Despeço-me com um vídeo no mínimo, interessante: